sábado, 8 de agosto de 2015

4_Verde Escuro Os Artistas do Cubismo

  os artistas do cubismo                                     

Os artistas mais importantes do cubismo foram:                                                  


Pablo Picasso (1801-1973)
Georges Braque (1882 - 963)
   












                                                  Participaram também                                                                                     

Albert Gleizes (1881-1953)

Fernand Léger (1881 -1955) 

Francis Picabia ( 1879 -1953)

Marcel Duchamp (1887-1968) 

Robert Delaunay ( 1885 -1941)


Juan Gris (1887-1927)

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Criosidade -Grupo Vermelho

Grupo Vermelho

 *Curiosidade Do Cubismo

O Cubismo tratava as formas da natureza por meio de figuras geométricas, representando todas as partes de um objeto no mesmo plano. A representação do mundo passava a não ter nenhum compromisso com a aparência real das coisas. Historicamente o Cubismo originou-se na obra de Cézanne, pois para ele a pintura deveria tratar as formas da natureza como se fossem cones, esferas e cilindros. Entretanto, os cubistas foram mais longe do que Cézanne. Passaram a representar os objetos com todas as suas partes num mesmo plano. É como se eles estivessem abertos e apresentassem todos os seus lados no plano frontal em relação ao espectador. Na verdade, essa atitude de decompor os objetos não tinha nenhum compromisso de fidelidade com a aparência real das coisas.

Grupo Laranja
 O cubismo é um movimento artístico que surgiu no século 20, nas artes plásticas, tendo como principais fundadores Pablo Picasso e George Braque.
  O Cubismo tratava as formas da natureza por meio de figuras geométricas, representando todas as partes de um objeto do mesmo plano.O cubismo originou historicamente na obra de Cézanne, pois para ele a pintura deveria tratar as formas da natureza como se fossem cones, esferas e cilindros. Entretanto,os cubistas foram mais longe que o Cézanne, passaram a representar objetos com todas suas partes em um mesmo plano. E como se eles estivessem abertos e apresentassem todos os seus lados no plano.
                                      A VIDA DE PABLO PICASSO
 Pablo Picasso foi um dos maiores artistas do século XX. Nasceu em Málaga, na Espanha em 1881, e morreu em 1973 na França.
  O pai de Pablo Picasso era professor de desenho na escola da cidade e estimulava seu filho a pintar e desenhar. Seu sonho era que Picasso se tornasse um grande artista.
  Picasso estava sempre tentando coisas novas e diferentes.
  Com apenas 15 anos, ele pintou a obra O Coroinha.


  Quando começou a pintar figuras humanas como narizes e olhos em lugares diferentes.Ele com o passar do tempo foi modificando-o as pinturas se tornaram muito mais coloridas e planas.

                             Curiosidades do Cubismo

Grupo Roxo

Larissa e Julia 

O Cubismo tratava as formas da natureza por meio de figuras geométricas, representando todas as partes de um objeto no mesmo plano. A representação do mundo passava a não ter nenhum compromisso com a aparência real das coisas.
Historicamente o Cubismo originou-se na obra de Cézanne, pois para ele a pintura deveria tratar as formas da natureza como se fossem cones, esferas e cilindros. Entretanto, os cubistas foram mais longe do que Cézanne. Passaram a representar os objetos com todas as suas partes num mesmo plano. É como se eles estivessem abertos e apresentassem todos os seus lados no plano frontal em relação ao espectador. Na verdade, essa atitude de decompor os objetos não tinha nenhum compromisso de fidelidade com a aparência real das coisas.

CUBISMO ANALÍTICO E CUBISMO SINTÉTICO

 

GRUPO: PRETO
ALUNOS: CAMILA
ISADORA

 

Durante o desenvolvimento do cubismo há duas principais etapas, são elas:
  1. Cubismo Analítico: caracterizado pela decomposição das figuras e formas em diversas partes geométricas, é o cubismo em sua forma mais pura e de mais difícil interpretação.
  2. Cubismo Sintético: é a livre reconstituição da imagem do objeto decomposto, assim, este objeto não é desmontado em várias partes, mas sua fisionomia essencial é resumida. Algo muito importante nesta etapa é a introdução da técnica de colagem, que introduz no quadro elementos da vida cotidiana (telas, papéis e objetos variados), o primeiro a praticar esta técnica foi Braque.
The Mandola, Braque

Cubismo-Grupo Azul

Cubismo:
Para adentrarmos em um conhecimento mais expessifico sobre o cubismo.é interessante sabermos um pouco mais sobre o contexto histórico no qual esse se deu.
E foi justamente entre o período compreendendo entre a PRIMEIRA E A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL que ocorreram os movimentos asrtísticos denominadores vanguarda.

FASES DO CUBISMO

GRUPO: PRETO 

ALUNOS :CAMILA 

ISADORA 

 

Pablo Picasso possuía um grande amigo chamado Carlos Casagemas, que também era pintor. Em 1901, os dois amigos viajaram para Paris, para conhecer o que na época era a capital do mundo das artes. Após um amor não correspondido, Casagemas se matou com um tiro.
Picasso ficou extremamente abalado com a tragédia. Provavelmente influenciado por este fato, sua pintura adquiriu, entre os anos de 1901 e 1905, temáticas melancólicas e obscuras. No estudo de sua obra, convencionou-se chamar este período de “fase azul”.
Picasso retrata criaturas solitárias e marginais: prostituas, mendigos, doentes e loucos. Seus corpos são rígidos e secos, excessivamente alongados.
Em 1904, Picasso muda-se definitivamente para Paris, e apaixona-se por Fernande Oliver. Este convívio amoroso, somado a uma viagem empreendida pelo casal para os Pirineus, onde Picasso estudou novas soluções pictóricas, inaugurou uma nova fase em sua trajetória artística: a “fase rosa”, que vai de 1905 a 1907.
A Fase Azul 1901-1904. O nome da fase representa o predomínio do pigmento utilizado levando a uma pintura quase monocromática. As obras desse período foram realizadas em Barcelona e Paris. Há uma sensação de depressão nas pinturas. Os temas predominantes são os ladrões, meninas de rua, velhos e doentes, abandonados, prostitutas e mãe com crianças. Era época de dificuldades econômicas para o artista. Aqui, ele começa a se afastar da pintura acadêmica e trilhar seu caminho e alguns admitem a referência a Coubert, Degas e Toulousse-Lautrec. Houve influência da literatura catalã clamando por justiça social. O repertório é restrito, Picasso trabalhou com figuras sentadas e cenas com duas pessoas com os braços cruzados. A principal característica é o pintor tentando capturar a atmosfera da melancolia. Azul representaria a melancolia, a solidão, o abandono a morte e, também, o erotismo. A morte de seu amigo, o pintor espanhol Carlos Casagenas, por suicídio aos 21 anos, teria contribuído para o desenvolvimento da fase azul.
 

Grupo Roxo : Julia e Larissa
    
                                             APAIXONADO PELA VIDA
                               PICASSO E A FASE ROSA 

         ✯ O calor da paixão serve de combustivel para a nossa imaginação, mas ao mesmo tempo nos deixa dependentes.✯

 Depois de amargar a tristeza por 4 longos anos, Picasso conseguiu sair de seu estado de depressão após a morte de seu grande amigo Casagemas. Um dos fatores que ajudaram o pintor e se reencontrar com a "alegria" foi uma mudança de artes...
A fase rosa de Picasso durou apenas 2 anos, quando chegou em França Picasso ganhou o reconhecimento dos proprietarios das galerias (mais isso não o tiraria da pobreza), entre uma noite e outra Picasso fez grandes amizades com gente conhecida e bem rica de vida , e numa dessa conheceu Fernande Olivier  seu primeiro amor, entre todas essas noitadas regadas de vinho, mulheres, Picasso conviveu com o povo Circense que marcou um dos temas mais retradados dessa fase. Um dos quadros mais marcantes dessa fase foi a familia Saltimbancos que demorou um ano para terminar essa pintura, até hoje não se sabe a real intençao do pano de fundo, uns dizem que seria uma terra baldia; 
A fase rosa marca a paixão do artista pela vida e a descoberta do amor, provando que aquele momento de dor e pobreza da fase azul seria o seu fim... 
  ✹ ✹ ✹ ✹ ✹ ✹ ✹ ✹ ✹ ✹ ✹ ✹ ✹ ✹ ✹ ✹ ✹ ✹ ✹ ✹ ✹ ✹ ✹ ✹ ✹ ✹ ✹ ✹ ✹ ✹ ✹ ✹ ✹ ✹ ✹ ✹ ✹ ✹
 
                                                            Família saltimbancos

                                     Biografia de Picasso

Grupo Roxo

Larissa e Julia 

 Nascido na cidade de Málaga, em 25 de outubro de 1881, Pablo Ruiz Picasso – pintor espanhol naturalizado francês – tornou-se um dos mestres das Artes Plásticas do século XX, pois era ainda escultor, artista gráfico e ceramista. Seu talento foi de certa forma herdado de seu pai, professor de desenho e eventualmente pintor, e não tardou a ser reconhecido logo no início, quando o artista tinha apenas quinze anos e, surpreendentemente, seu próprio ateliê.
Na infância, reproduzia episódios de touradas, tema de sua primeira obra – O Toureiro -, uma pintura a óleo sobre madeira, executada quando o artista tinha oito anos. Mais tarde, inclusive, criou outra tela semelhante - A morte da mulher destacada e fútil, símbolo de sua relação com as mulheres. Aliás, na história de Picasso, seu envolvimento com as mulheres e sua produção artística estão intrinsecamente ligados, e a cada novo relacionamento ele começa a trilhar uma vereda artística renovada.
Sua galeria de criações artísticas atinge o nível de milhares de obras, e ele é um dos mais renomados artistas em todo o planeta. Picasso chegou a Paris em outubro de 1900, cidade que ele imediatamente adotou como seu novo lar, o núcleo de toda produção da vanguarda artístico-cultural. A princípio, ele seguiu caminhos convencionais, transitando da Fase Azul (1901-05), caracteristicamente melancólica, na qual ele aborda a cegueira, a pobreza, a alienação e o desespero, para a alegre e sensível Fase Rosa (1905), quando se apaixona por Fernande Olivier.
Co-criador do Cubismo, ao lado de Georges Braque, no qual o visível era geometricamente desconstruído, o pintor deu um passo decisivo na instituição de uma nova crença, a de que o produtor artístico deve sempre adicionar algo novo ao real, e não meramente reproduzi-lo. A partir de então o artista é livre inclusive para escolher outros materiais que não os convencionais, complementando meios como a pintura e a escultura com colagens e outros artefatos.
Picasso trabalhava exaustivamente durante a noite, até o dia amanhecer. Mas não lhe faltou tempo para criar um grupo de amigos famosos nos bairros parisienses de Montmartre e Montparnasse – André Breton, Guillaume Apollinaire e a escritora Gertrude Stein. Apesar do sucesso da Fase Rosa, em 1907 ele decide abandonar este estilo, atraído pelas esculturas da Península Ibérica e da África, é quando ele pinta Les Demoiselles d'Avignon, trabalho pioneiro da arte moderna. Sua obra passa então a sofrer intensa influência das artes grega, ibérica e africana, constituindo o protocubismo, movimento que antecedeu o cubismo. Seu famoso retrato da amiga Gertrude Stein expressa uma face tratada em forma de máscara.
Versátil demais para se fixar em uma única forma, Picasso não chegou a produzir uma arte essencialmente abstrata, pois estava sempre à frente de seus contemporâneos, que reagiram com perplexidade quando o artista retomou seu estilo mais tradicional e logo depois, no princípio da década de 20, optou por um caminho neoclássico, justamente quando o pintor, recém-casado com a bailarina Olga Koklova, modificara seu modo de vida, agora abusivamente afortunado e convencional, embora extremamente tedioso para Picasso.
Aos 87 anos, o artista ainda tem vigor suficiente para resgatar o estilo de sua juventude. Com fôlego invejável, ele produz em sete meses 347 gravuras, retomando temas como os do circo, das touradas, do teatro, do erotismo. Alguns anos depois, após uma cirurgia da próstata e da vesícula, com a visão imperfeita, Picasso encerra sua produção artística. Seus 90 anos são comemorados com uma exposição especial no Museu do Louvre, assim o artista em tudo pioneiro também nesse momento realiza um feito inédito – torna-se o primeiro artista vivo a expor suas obras na grande galeria deste famoso Museu.
O pintor parte deste mundo em 8 de abril de 1973, na cidade de Mougins, na França, aos 91 anos, legando ao planeta uma vasta herança artística, cultural e existencial. Destaca-se deste patrimônio sua obra mais conhecida, marcadamente pacifista e humanista, o mural Guernica, em exposição no Museu Nacional Centro de Arte Rainha Sofia, em Madrid, que retrata a cidade basca após o bombardeio pelos aviões de Adolf Hitler – um símbolo da crueldade da guerra.

Cubismo no Brasil Grupo Vermelho

                                                       Grupo Vermelho
 
                           Cubismo No Brasil

  O Cubismo ganhou espaço no Brasil somente depois da semana de Arte Moderna de 1922, no entanto, não existem no pais artista que apresentam obras com características do cubismo.
   Os artistas brasileiros receberão fortes influencias, mas apenas mostrando caracteristica mescladas com outros expressões artísticas em sua obras.
    Entre os Artistas mais conhecidos que fizeram essa mescla em seu trabalho, podemos citar Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Rego Monturo e Di Cavalcanti.

*Semana de Arte Moderna: A Semana, de uma certa maneira, nada mais foi do que uma ebulição de novas ideias totalmente libertadas, nacionalista em busca de uma identidade própria e de uma maneira mais livre de expressão. Não se tinha, porém, um programa definido: sentia-se muito mais um desejo de experimentar diferentes caminhos do que de definir um único ideal moderno.

                                     Cartaz anunciando a Semana de Arte Moderna.

Portinari:Cubismo e Arte Mural - Grupo Azul


Grupo Azul...

Portinari:Cubismo e Arte Mural.

 Entre o cafezal e o sonho
o garoto pinta uma estrela dourada...

Entre o sonho e o cafezal
entre guerra e paz...
entre o amor e o ofício
eis que a mão decide...

a mão infinita
a mão-de-olhos-azuis de Candido Portinari

"A mão", de Carlos Drummond de Andrade

Portinari, inicialmente conhecido como pintor de retratos, realizou muitos painéis e pinturas murais. Parte de sua obra sofreu influência do cubismo e de Pablo Picasso. Essas influências surgiram após Portinari conhecer o quadro cubista Guernica, pintado pelo artista espanhol em 1937.

Desde 1936 Portinari desenvolveu pinturas murais. Naquela época, o governo brasileiro costumava encomendar este tipo de pintura para colocar em prédios públicos. Os temas sociais estavam presentes nos trabalhos muralistas do artista.

Portinari afirmava que "a pintura mural é a mais adequada para a arte social, porque o muro geralmente pertence à coletividade e ao mesmo tempo conta uma história interessando a um maior número de pessoas".

Em 1956, o artista terminou dois grandes painéis murais realizados no prédio da Organização das Nações Unidas (ONU), situado na cidade de Nova Iorque: Guerra e Paz. Nessas obras ele usou poucas cores, linhas retas e formas geométricas, com figuras sobrepostas, sem se preocupar com perspectiva e profundidade, apresentando assim características cubistas.

                                         Picasso e a Fase Azul 

Grupo Roxo

Larissa Julia 

Pablo Ruiz Picasso (1881-1973) Pintor, gravador, desenhista, escultor e ceramista. É considerado o mais importante artista do século XX.Com Braque fundou o Cubismo.Nasceu em Málaga.Aos 14 anos é admitido na escola de arte La Lonja e em poucos dias apresentou um trabalho reconhecido com louvor pelos professores. Instalou-se em Madrid e inscreveu-se na Real Academia de Belas-Artes de São Fernando.Em consequência a doença, afastou-se da Academia. Depois de recuperado instalo-se em Barcelona e Paris.Criou de 1901 a  1906 as fases Azul e Rosa.


A Fase Azul 1901-1904.O nome da fase representa o predomínio do pigmento utilizado levando a uma pintura quase monocromática.As obras desse período foram realizadas em Barcelona e Paris. Há uma sensação de depressão nas pinturas.Os temas predominantes são os ladrões, meninas de rua, velhos e doentes, abandonados, prostitutas e mãe com crianças.Era época de dificuldades econômicas para o artista. Aqui, ele começa a se afastar da pintura acadêmica e trilhar seu caminho e alguns admitem a referência a Coubert, Degas e Toulousse-Lautrec. Houve influência da literatura catalã clamando por justiça social.O repertório é restrito, Picasso trabalhou com figuras sentadas e cenas com duas pessoas com os braços cruzados. A principal característica é o pintor tentando capturar a atmosfera da melancolia. Azul representaria a melancolia, a solidão, o abandono a morte e, também, o erotismo.A morte de seu amigo, o pintor espanhol Carlos Casagemas, por suicídio aos 21 anos, teria contribuído para o desenvolvimento da fase azul.
 Poor People on the Seashore (1903) ou Tragedy National Gallery of Art, Washington. A cena captura a tristeza, a fome, o frio e a pobreza. Sentimentos vividos nessa época por Picasso. As fases sugerem sua formação acadêmica.

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Origem do nome Cubismo - Grupo Marrom

O termo cubismo foi criado pelo crítico Louis Vauxcelles, em uma crítica escrita para o jornal Gil Blas. Louis era um conservador que nunca compreendeu a importância e a atenção dada as vanguardas artísticas.

Em novembro de 1908, visitou a exposição de Georges Braque na galeria Kahnweiler, e lamentou a redução das formas e cubos a esquemas geométricos. Em seu texto, definiu o estilo do artista como "bizarrice cubista". Daí se deriva o termo cubismo


domingo, 2 de agosto de 2015

Curiosidades sobre artistas cubistas

Grupo marrom

• No início de sua carreira, quando morava com o escritor Max Jacob, Pablo Picasso foi obrigado a queimar alguns de seus desenhos para se proteger do frio. A casa só possuia uma cama, que era revezada entre eles. Picasso dormia durante o dia e trabalhava a noite. Max Jacob trabalhava durante o dia e dormia durante a noite.

• Georges Braque era filho e neto de pintores. Braque já foi convocado para a Primeira Guerra Mundial, e partiu para a frente de batalha. Em 1915, foi ferido em combate. 

• Juan José Victoriano Gonzáles, mais conhecido como Juan Gris, faleceu muito jovem: com 40 anos. Porém, conseguiu representar o expoente máximo do cubismo sintético.


Violin and Checkerboard (1913) - Juan Gris

• Albert Gleizes nasceu em 1881, em Paris, e trabalhou no ateliê de desenho têxtil de seu pai, mas começou a pintar mais metódicamente durante seu serviço militar. Nessa época, seus principais temas voltaram-se para questões sociais e para misteriosas cenas noturnas. Ao conhecer Picasso, interessou-se pelo movimento cubista, e publicou, com Jean Metzinger, o primeiro tratado sobre o Cubismo.

• Fernand Léger era pintor e escultor, mas também trabalhou como produtor de cinema, e em 1924, trabalhou na produção do filme Balé Mecânico.

• Francis Picabia era filho único de um milionário espanhol, nasceu em 1879 em Paris e se formou na Escola de Belas Artes. Picabia tinha um temperamento espontâneo e irônico, e adorava escandalizar em público. Em 1909, aliou-se aos cubistas. Suas obras também apresentam também apresentam características futuristas durante alguns anos. Mas o dadaísmo e surrealismo que vão exercer maior influência em seu trabalho.

• Marcel Duchamp é considerado um artista dadaísta, mas já trabalhou com vários conceitos artísticos do impressionismo, cubismo e expressionismo. Com 14 anos, Duchamp pintou suas primeiras obras com influências impressionistas.

• Robert Delaunay (nasceu em 12 de abril de 1885 - faleceu em 25 de outubro de 1941)  foi um artista francês que usava abstracionismo e cubismo no seu trabalho. Quando criança, os pais de Delaunay eram divorciados, sendo então, criado por seu tio. Por volta de 1903, já produzia imagens maduras e um estilo confiante e impressionista. Delaunay morreu de cancro, em Montpellier.

•Roger de La Fresnaye nasceu dia 11 de julho de 1885 e faleceu dia 27 de novembro de 1925. Logo que ele começou a pintar, já demonstrou toques cubistas (estilo que seguiria até o fim de sua vida). Suas pinturas possuem um toque decorativo e as cores utilizadas eram bem prismáticas. Sua pintura mais famosa foi feita no ano de 1913 e se chamou "A Conquista de Ar".



Algumas Obras de Georges Braque - Grupo Marrom

Algumas Obras de Georges Braque

Grupo Marrom



Violin and Candlestick (1910) - Georges Braque

Foi feita de óleo sobre tela, no período do Cubismo, e está atualmente no Museu de Arte Moderna de São Francisco.





Woman with a Guitar (1913) - Georges Braque

Seus materiais são carvão vegetal e tinta a óleo, e a pintura foi feita no período do Cubismo Analítico.




Violino e Jarro (1910) - Georges Braque

A técnica da pintura é óleo sobre a tela, e foi feita durante o período do cubismo analítico.



Road near L'Estaque (1908) - Georges Braque

O material da pintura é tinta a óleo. A obra está localizada atualmente no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque dos Estados Unidos.





Soda (1912) - Georges Braque 

Feita de óleo sobre tela. A pintura está localizada no Museu da Arte Moderna.

Algumas obras famosas de Picasso - Grupo marrom

Algumas obras famosas de Picasso



Grupo Marrom



Vieux guitariste aveugle (1903) - Pablo Picasso

Esta obra é feita de óleo sobre madeira, está atualmente no Instituto de Arte de Chicago e foi feita no Período Azul, como se pode ver pelos tons de azul utilizados.




Portrait of Angel Fernández de Soto (1903) - Pablo Picasso

O Retrato de Angel Fernández de Soto, também conhecido como O Bebedor de Absinto, também é do Período Azul. Foi feita de tinta a óleo, lona.







Autoportrait (1901) - Pablo Picasso

O Auto-Retrato é feito de óleo sobre tinta, e está preservada no Museu de Picasso em Paris.






Woman in Hat and Fur Collar (1937) - Pablo Picasso

A pintura foi feita durante o período do Cubismo, e está atualmente no Museu Nacional de Arte da Catalunha. 






Les Demoiselles d'Avignon (1907) - Pablo Picasso

Pintura conhecida por ser o marco inicial do Cubismo, foi feita de óleo sobre a tela, se encontra atualmente no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque. 







The Weeping Woman (1937) - Pablo Picasso

Também foi feita no período do Cubismo, com o material tinta a óleo, e está localizada atualmente no Museu Tate Modern de Londres.





Guernica (1937) - Pablo Picasso


Sua técnica é pintura a óleo, se localiza atualmente no Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia. O objetivo de Picasso nessa obra era representar o bombardeio sofrido pela cidade espanhola Guernica por aviões alemães.






Dora Maar au Chat (1941) - Pablo Picasso

Esta pintura retrata sua amante Dora Maar, seu material é tinta a óleo, e é do período do Cubismo. 

sábado, 1 de agosto de 2015

A Fase Azul e Fase Rosa de Picasso - Grupo marrom

Fase Azul e Fase Rosa de Pablo Picasso 



Grupo marrom


Fase azul → Picasso começou a fazer pinturas com tons de azul quando seu amigo, Casagemas, cometeu suicídio em 1901. Ele retratava a solidão, pobreza, mendigos, velhice... E toda sua melancolia e tristeza era transmitida para as obras. Era um período onde ele dividia a casa com o escritor Max Jacob. 


La Celestina (1904) - Pablo Picasso






Fase Rosa → A fase azul se estendeu até aproximadamente 1904, quando Picasso conhece Fernande Olivier, uma modelo pela qual se apaixona. Então, se inicia o Período Rosa, que é caracterizado por ter um estilo mais alegre com cores e tons de rosa. Muitas das pinturas são influenciadas por Fernande Olivier, seu amor na época.


Garçon à la Pipe (1905) - Pablo Picasso

Pablo Picasso também escrevia poemas e esse é um dos 24 poemas dele - Grupo Azul

Jogue fora todos os números não essenciais para sua sobrevivência.
Isso inclui, idade, peso e altura.
Deixe o médico se preocupar com eles.
Para isso ele é pago.
Freqüente, de preferência, seus amigos alegres.
Os de " baixo astral" puxam você para baixo.
Continue aprendendo...
Aprenda mais sobre computador, artesanato, jardinagem, qualquer coisa.
Não deixe seu cérebro desocupado.
Uma mente sem uso é a oficina do diabo.
E o nome do diabo é Alzheimer.
Curta coisas simples.
Ria muito e, muito e alto.
Ria até perder o fôlego.
Lágrimas acontecem.
Agüente, sofra e siga em frente.
A única pessoa que acompanha você a vida toda é você mesmo.
Esteja vivo, enquanto você viver!
Esteja sempre rodeado daquilo que você gosta: família, animais, lembranças, música, plantas, um hobby, o que for.
Seu lar é o seu refúgio.
Aproveite sua saúde.
Se for boa, preserve-a.
Se está instável, melhore-a.
Se está abaixo desse nível, peça ajuda.
Não faça viagens de remorso.
Faça uma viagem ao Shopping, para cidade vizinha, para um país estrangeiro, mas não faça viagens ao passado.
Diga a quem você ama, que você realmente os ama, em todas as oportunidades.
E lembre-se sempre que: a vida não é medida pelo número de vezes que você respirou, mas pelos momentos em que você perdeu o fôlego: de tanto rir...
De surpresa...
De êxtase...
De felicidade...
"Há pessoas que transformam o sol numa simples mancha amarela, mas há também aquelas que fazem de uma simples mancha amarela o próprio sol".
Pablo Picasso .