domingo, 2 de agosto de 2015

Curiosidades sobre artistas cubistas

Grupo marrom

• No início de sua carreira, quando morava com o escritor Max Jacob, Pablo Picasso foi obrigado a queimar alguns de seus desenhos para se proteger do frio. A casa só possuia uma cama, que era revezada entre eles. Picasso dormia durante o dia e trabalhava a noite. Max Jacob trabalhava durante o dia e dormia durante a noite.

• Georges Braque era filho e neto de pintores. Braque já foi convocado para a Primeira Guerra Mundial, e partiu para a frente de batalha. Em 1915, foi ferido em combate. 

• Juan José Victoriano Gonzáles, mais conhecido como Juan Gris, faleceu muito jovem: com 40 anos. Porém, conseguiu representar o expoente máximo do cubismo sintético.


Violin and Checkerboard (1913) - Juan Gris

• Albert Gleizes nasceu em 1881, em Paris, e trabalhou no ateliê de desenho têxtil de seu pai, mas começou a pintar mais metódicamente durante seu serviço militar. Nessa época, seus principais temas voltaram-se para questões sociais e para misteriosas cenas noturnas. Ao conhecer Picasso, interessou-se pelo movimento cubista, e publicou, com Jean Metzinger, o primeiro tratado sobre o Cubismo.

• Fernand Léger era pintor e escultor, mas também trabalhou como produtor de cinema, e em 1924, trabalhou na produção do filme Balé Mecânico.

• Francis Picabia era filho único de um milionário espanhol, nasceu em 1879 em Paris e se formou na Escola de Belas Artes. Picabia tinha um temperamento espontâneo e irônico, e adorava escandalizar em público. Em 1909, aliou-se aos cubistas. Suas obras também apresentam também apresentam características futuristas durante alguns anos. Mas o dadaísmo e surrealismo que vão exercer maior influência em seu trabalho.

• Marcel Duchamp é considerado um artista dadaísta, mas já trabalhou com vários conceitos artísticos do impressionismo, cubismo e expressionismo. Com 14 anos, Duchamp pintou suas primeiras obras com influências impressionistas.

• Robert Delaunay (nasceu em 12 de abril de 1885 - faleceu em 25 de outubro de 1941)  foi um artista francês que usava abstracionismo e cubismo no seu trabalho. Quando criança, os pais de Delaunay eram divorciados, sendo então, criado por seu tio. Por volta de 1903, já produzia imagens maduras e um estilo confiante e impressionista. Delaunay morreu de cancro, em Montpellier.

•Roger de La Fresnaye nasceu dia 11 de julho de 1885 e faleceu dia 27 de novembro de 1925. Logo que ele começou a pintar, já demonstrou toques cubistas (estilo que seguiria até o fim de sua vida). Suas pinturas possuem um toque decorativo e as cores utilizadas eram bem prismáticas. Sua pintura mais famosa foi feita no ano de 1913 e se chamou "A Conquista de Ar".



Nenhum comentário:

Postar um comentário