quinta-feira, 6 de agosto de 2015

FASES DO CUBISMO

GRUPO: PRETO 

ALUNOS :CAMILA 

ISADORA 

 

Pablo Picasso possuía um grande amigo chamado Carlos Casagemas, que também era pintor. Em 1901, os dois amigos viajaram para Paris, para conhecer o que na época era a capital do mundo das artes. Após um amor não correspondido, Casagemas se matou com um tiro.
Picasso ficou extremamente abalado com a tragédia. Provavelmente influenciado por este fato, sua pintura adquiriu, entre os anos de 1901 e 1905, temáticas melancólicas e obscuras. No estudo de sua obra, convencionou-se chamar este período de “fase azul”.
Picasso retrata criaturas solitárias e marginais: prostituas, mendigos, doentes e loucos. Seus corpos são rígidos e secos, excessivamente alongados.
Em 1904, Picasso muda-se definitivamente para Paris, e apaixona-se por Fernande Oliver. Este convívio amoroso, somado a uma viagem empreendida pelo casal para os Pirineus, onde Picasso estudou novas soluções pictóricas, inaugurou uma nova fase em sua trajetória artística: a “fase rosa”, que vai de 1905 a 1907.
A Fase Azul 1901-1904. O nome da fase representa o predomínio do pigmento utilizado levando a uma pintura quase monocromática. As obras desse período foram realizadas em Barcelona e Paris. Há uma sensação de depressão nas pinturas. Os temas predominantes são os ladrões, meninas de rua, velhos e doentes, abandonados, prostitutas e mãe com crianças. Era época de dificuldades econômicas para o artista. Aqui, ele começa a se afastar da pintura acadêmica e trilhar seu caminho e alguns admitem a referência a Coubert, Degas e Toulousse-Lautrec. Houve influência da literatura catalã clamando por justiça social. O repertório é restrito, Picasso trabalhou com figuras sentadas e cenas com duas pessoas com os braços cruzados. A principal característica é o pintor tentando capturar a atmosfera da melancolia. Azul representaria a melancolia, a solidão, o abandono a morte e, também, o erotismo. A morte de seu amigo, o pintor espanhol Carlos Casagenas, por suicídio aos 21 anos, teria contribuído para o desenvolvimento da fase azul.
 

2 comentários: