quinta-feira, 6 de agosto de 2015

                                         Picasso e a Fase Azul 

Grupo Roxo

Larissa Julia 

Pablo Ruiz Picasso (1881-1973) Pintor, gravador, desenhista, escultor e ceramista. É considerado o mais importante artista do século XX.Com Braque fundou o Cubismo.Nasceu em Málaga.Aos 14 anos é admitido na escola de arte La Lonja e em poucos dias apresentou um trabalho reconhecido com louvor pelos professores. Instalou-se em Madrid e inscreveu-se na Real Academia de Belas-Artes de São Fernando.Em consequência a doença, afastou-se da Academia. Depois de recuperado instalo-se em Barcelona e Paris.Criou de 1901 a  1906 as fases Azul e Rosa.


A Fase Azul 1901-1904.O nome da fase representa o predomínio do pigmento utilizado levando a uma pintura quase monocromática.As obras desse período foram realizadas em Barcelona e Paris. Há uma sensação de depressão nas pinturas.Os temas predominantes são os ladrões, meninas de rua, velhos e doentes, abandonados, prostitutas e mãe com crianças.Era época de dificuldades econômicas para o artista. Aqui, ele começa a se afastar da pintura acadêmica e trilhar seu caminho e alguns admitem a referência a Coubert, Degas e Toulousse-Lautrec. Houve influência da literatura catalã clamando por justiça social.O repertório é restrito, Picasso trabalhou com figuras sentadas e cenas com duas pessoas com os braços cruzados. A principal característica é o pintor tentando capturar a atmosfera da melancolia. Azul representaria a melancolia, a solidão, o abandono a morte e, também, o erotismo.A morte de seu amigo, o pintor espanhol Carlos Casagemas, por suicídio aos 21 anos, teria contribuído para o desenvolvimento da fase azul.
 Poor People on the Seashore (1903) ou Tragedy National Gallery of Art, Washington. A cena captura a tristeza, a fome, o frio e a pobreza. Sentimentos vividos nessa época por Picasso. As fases sugerem sua formação acadêmica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário